14 de mai. de 2009

Sertanejo Victor derruba Caetano Veloso e é o campeão de arrecadação em direitos autorais no Brasil!!!



Axé e sertanejo romântico. São os gêneros mais bem-sucedidos do mercado de shows do Brasil, segundo dados do relatório anual do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) referentes a 2008.




O Ecad é um órgão privado formado por dez associações musicais, cuja função é arrecadar e distribuir os direitos autorais de execução de compositores filiados a essas associações brasileiras.






Uma das principais fontes de arrecadação dos compositores são as apresentações ao vivo. E, segundo o relatório, das dez músicas mais executadas no país em 2008, três foram cantadas por Ivete Sangalo.






Já o campeão de arrecadação com direito autoral referente a shows foi o ultrarromântico (brega para alguns) compositor e músico Victor Chaves.






Não é à toa que Ivete Sangalo é a artista mais lucrativa do Brasil (com cachê que bate nos R$ 400 mil, dependendo do evento). "Berimbau Metalizado" (quarta música mais tocada ao vivo no país), "A Galera" (a sexta) e "Não Precisa Mudar" (décima) ganharam a interpretação de Sangalo.






A faixa mais executada em shows no Brasil foi "Praieiro", de Manno Góes (integrante da banda baiana de axé Jammil e Uma Noites).A segunda mais executada também vem da Bahia: "Quebra Aê", de Durval Lelys, músico do grupo Asa de Águia.






Em terceiro, vem "100% Você", de Alexandre Peixe e Beto Garrido, que foi martelada pelo Chiclete com Banana.




O compositor que mais arrecadou com a execução de suas músicas em shows no Brasil foi o mineiro Victor Chaves, que com seu irmão Leo forma a dupla Victor & Leo.



A dupla já lançou seis álbuns, incluindo um cantado em espanhol, e no ano passado percorreu o país realizando shows.






O segundo maior arrecadador foi o inglês Sting, que se apresentou no Brasil com o Police em dezembro de 2007 (a quantia arrecadada entrou na planilha de 2008 do Ecad).






"O direito autoral é cobrado com base na receita da venda de ingresso dos shows", afirma Gloria Braga, superintendente do Ecad."






O Sting é o principal compositor do Police, e a banda realizou shows grandes, portanto a receita é vultosa. Já o Victor Chaves é um compositor que está em primeiro no ranking porque possui um número grande de faixas cantadas por outros artistas. Ele ganha na quantidade de shows, enquanto o Sting ganhou porque fez alguns mega-eventos.






"Rádios"






Além dos números relativos a shows, o Ecad planilha dados referentes às canções mais executadas em rádios AM e FM nas diversas regiões do país.






A mais tocada no último trimestre de 2008 no Sudeste foi "Mina do Condomínio", do carioca Seu Jorge.






Em segundo, aparece "Take a Bow", da norte-americana Rihanna, seguida por "No One", de Alicia Keys, "Cedo ou Tarde", do NX Zero, e "With You", de Christopher Brown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fcvictoreleoduasenergias agradece desde já a sua participação.
Uma ótima semana para você.