25 de abr. de 2009

Leo Chaves na capa da revista Produz







Com o intuito de agregar valor ao rebanho nacional, o cantor Leo (Leonardo Chaves Zapalá Pimentel), da dupla sertaneja Victor e Leo. deu inicio há seis meses a criação de Senepol por influência do amigo e presidente da ABCB Senepol - Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, Ricardo Pereira Carneiro.

A docilidade dos animais o deixou impressionado. Ele percebeu que era uma raça realmente diferenciada. O que levou a investir mais com a consciência de que poderia ser um excelente negócio.

“Saber que tem gente de muito peso, que conhece o mercado, como o Ricardo, investindo, me incentivou ainda mais”, revela ele. E se ainda existiam dúvidas a respeito do novo investimento, elas se dissiparam quando Leo saboreou a carne do Senepol: “É a carne mais macia do mundo. Eu nunca comi nada igual na minha vida. É impressionante”.
É verdade que trata de uma raça ainda pouco disseminada no Brasil. Ricardo enumera a existência de um rebanho de cerca de três mil animais.

O que para muitos pode soar negativamente, mas que para Leo é algo que muito o motiva. “Para mim é importante que a raça ainda esteja crescendo no país, porque não entraria jamais num negócio que está firmado, comprovado e estourado. Prefiro ser pioneiro numa história”, argumenta. Ele relata ainda que já chegou a ser convidado para entrar no ramo da pecuária por meio do zebu. Mas não aceitou por acreditar que o mesmo já chegou num patamar de elevado progresso e que a concorrência com os atuais criadores poderia demandar anos de investimento em melhoramento genético.

Leo reconhece que o zebu é extraordinário, mas crê que o Senepol, um taurino, tem muito a somar. “Nós não estamos falando que somos os melhores, e sim que somos muito bons nos quesitos que hoje em dia exigidos pelo mercado”.

E os quesitos característicos da raça a que ele se refere são: pêlo zero, caráter mocho, menor infestação de ectoparasita, carne macia, produtividade, desmama mais pesada, fertilidade, padronização, docilidade, precocidade, rendimento de carcaça, rusticidade, longevidade, facilidade de manejo e habilidade materna.Ricardo concorda com o amigo e parceiro.

Para ele a cadeia de produção da carne bovina tem direcionado esforços no sentido de estar cada vez mais atenta para atributos de qualidade, com o objetivo de melhor atender às expectativas do consumidor, cada dia mais exigente.E o Senepol, por ser uma raça que vem surpreendendo por suas características bastante peculiares, deve atender tranquilamente esse mercado.

Somado a isso vem o reconhecimento do Brasil como a maior promessa para o abastecimento de proteína animal no mundo. “Hoje a necessidade do país é de 1 milhão e 200 mil touros por ano para cobrir a vacada a campo. Então, olha o potencial que o Senepol tem para crescer. Isso porque ele tem a eficiência do zebu a campo e a eficiência do taurino em acabamento. Por isso digo que a raça do futuro passa pelo Senepol”, acredita o presidente.

Um comentário:

  1. ola meu nome é keldma,e eu gostaria muito de conhecer vcs dois,gostaria de ir ao show de vcs,porque eu amo muito vcs,do fundo do meu coração!Beijooooooooooss.

    ResponderExcluir

O Fcvictoreleoduasenergias agradece desde já a sua participação.
Uma ótima semana para você.